segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quando o tradicional encontra os games

Touhou é uma das séries de games que pouca gente sabe mas é tão tradicional quanto Final Fantasy (pra quem não sabe, é o jogo de RPG japonês mais popular no mundo inteiro).

Criado em 1996 com o gênero Shoot 'em up (que pra quem não sabe, são aqueles joguinhos de navinha (sim, navinha, eu não falo navezinha AHuHAUhAhau)) e focado nos jogadores mais hardcores, ficou famoso por ser todo feito por uma equipe de um homem só chamado ZUN (太田順也, romanizado Jun'ya Ota).

ZUN criou desde os personagens, a programação, a trilha sonora, as fases, tudo. Sabe-se que é uma pessoa bastante reclusa mas com boa experiência profissional, tendo inclusive trabalhado na famosa produtora japonesa de games TAITO, tendo sido envolvido em vários projetos da empresa.

Entretanto, não é da história do jogo em si que quero chegar... mas sim na popularidade que este jogo atingiu. No quarto jogo da série Touhou, "Lotus Land Story" (1998), a música intitilada "Bad Apple" (de autoria do próprio ZUN) é a música tema do terceiro estágio do jogo.

Em 2007, Masayoshi Minoshima, fundador de um doujin-clube afiliado a Touhou (uma espécie de fã clube que produz histórias de forma independente) chamado Alstroemeria, remixou a música "Bad Apple" em conjunto com a cantora pop japonesa Nomiko. E desde então a música virou um hit, tendo inúmeros vídeos caseiros produzidos por fãs com esta música de fundo.

Até que no dia 8 de junho de 2008, no site Nico Nico Douga (uma espécie de youtube, muito popular no Japão com seus recursos diferenciados), um usuário posta um storyboard com dados precisos do que seria sua visão de clipe para a música.


 


No dia 27 de outubro de 2009, o usuário ANIRA (あにら) lançou o vídeo inspirado neste storyboard, que você pode conferir abaixo:


 


Muito bom, né? O vídeo alcançou a incrível marca de 10 milhões de visualizações e sendo um dos vídeos mais assistidos no site. Mas não para por aí... a popularidade foi tanta que versões e mais versões pipocaram na internet. E aí é onde quero chegar. Uma das versões é o que justifica exatamente o título deste post... é de quase chorar de tão bonito... ;_;

 

Fontes:
http://akashingou.wordpress.com/2012/01/07/news-school-is-starting/
http://knowyourmeme.com/memes/bad-apple

Nenhum comentário: