quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dansu Wo Shimasho Ka


Dansu Wo Shimasho Ka (Shall we dance?) é um filme formidável. Não há como descrevê-lo melhor do que: gracioso. Produzido em 1996 e dirigido por Masayuri Suo o filme recebeu 13 prêmios da Academia Japonesa de Cinema e inspirou o filme americano de mesmo nome com a participação de Richard Gere e Jennifer Lopez (que eu particularmente não gostei).

O original japonês nos conquista com a história do Sr. Sugiyama... um típico trabalhador japonês que lutou a vida toda pelas pequenas conquistas do dia a dia, como o casamento e a compra da casa própria, mas, seduzido pela dança, vê sua vida virar do avesso o que também transforma todo o filme e nos dá uma sensação de felicidade que não dá pra conter.
Shall we dance mostra muito da sociedade japonesa... muito de seus hábitos, de seus ideais e pensamentos. Há muitos detalhes que talvez se percam para quem não compreende muito bem a cultura japonesa como o comportamento excessivamente contido das personagens e a imensa compreensão que há daquilo que existe no silêncio entre elas. Silêncio que talvez poucos possam enxergar com tanto carisma. Indico o filme... não é difícil encontrar para download embora eu não tenha visto o filme em dvd, apenas em VHS. Fica aí a dica.

Um comentário:

William R disse...

Eu assisti a versão Japonesa há alguns anos atrás, no SBT, e ontem assisti novamente, e acho que o SBT cortou um pedaço do final, deixando o filme bem triste!

Mas bem, o que quero dizer, é que este filme é muito gracioso como você disse! Não há como não se apegar aos personagens, e é triste saber que não há continuação!

Segurei o choro numa das cenas finais, não gosto de chorar com filmes, (coisa minha, não dá pra explicar!)

Quando chegam os créditos finais, vem aquele pesar, de algo tão bom, de uma história tão linda que deveria continuar, mas então penso: "De que maneira isto poderia continuar?". Acho que não haveria como, pois é assim que tem que ser!

Estou aqui tentando assistir a versão americana, mas não estou gostando, os personagens tem 10% do carisma da versão Japonesa!

Este filme deixarei guardado, podem ter certeza!

E muito obrigado pelo post!