domingo, 26 de abril de 2009

As gerações do Japão - Oyako

Oyako significa literalmente "pais e filhos", assim como naquela música do Legião Urbana, de mesmo nome. Este mesmo nome foi dado a uma série de fotos de um fotógrafo chamado Bruce Osborn, em que ele registrava fotos em estúdio de pais e filhos japoneses, registrando as gerações dos últimos 25 anos.

Bruce continua ainda registrando as fotos até hoje. Com o feeling dele, os retratos saem muito belas, sempre em preto e branco com o fundo vazio branco. E com tantas fotos, há sempre as muito curiosas, com histórias que até impressionam. O mais interessante é o contraste de muitas famílias, o contraste de gerações, principalmente porque temos em mente que a cultura nipônica ter uma educação rígida e conservadora.


A mãe Yae Nakano e seu filho Shigeru Nakano. Dona de casa e músico de Rock Punk. Fotos tiradas em 1982 (esquerda) e 2003.



O pai Yozo Suenaga, dono de Pet Shop, e a filha Mai Momonoki, atriz pornô na época. Segundo Bruce, o mais curioso dessa foto é que na época, a filha apresentou na TV a sua família, e o pai escrevia roteiros para filmes pornô. Foto tirada em 1984.



Os pais tatuados Mitsuaki Ohwada, tatuador, e Akie Ohwada, dona de casa. A filha Keiko Ohwada, estudante de ensino fundamental na época. Keiko na época, quando entrou pela primeira vez num sentō, que são casas de banho, levou um choque. Pensava que todos os adultos eram tatuados como seus pais. Foto tirada em 1984.



O pai (sim! pai! trajado para a escola teatral) Yujiro Nakamura, líder de um grupo teatral, e sua filha Rika Matsumoto, estudante em escola de teatro



A mãe Sheena, música de Rock, e sua filha Junko Ayukawa, estudante colegial na época. Quem sabe dizer quem é a mãe e quem é a filha? hehehhe. Bruce fez a mesma indagação no site, mas a mãe é a da esquerda. Surpresos? =P
Foto tirada em 1994.



O pai Jisaku Yamada e o filho Eiichi Yamada, ambos Sushi Chefs. Foto tirada em 1984.




Mais uma foto bem legal. Tiradas em 1984 e 2000 respectivamente. O filho Tsuyoshi Kida estava ainda na pré-escola na primeira foto, e 16 anos depois se tornava lutador de sumô, assim como seu pai Mitsunari Kida era em 1984. Já em 2000 Mitsunari era dono de um restaurante de chanko (uma espécie de sopa que os lutadores de sumô apreciam).








Vídeo da sessão de fotos feitas em 2008.


Quem quiser ver mais fotos pode acessar o site especial da série de fotos Oyako em: http://www.oyako.org/en/oyakonohi/

ou pode acessar também o link direto da galeria:
http://www.oyako.org/en/gallery/

Fonte: PingMag

Nenhum comentário: