quarta-feira, 2 de julho de 2008

Bebê Japonês

Eu não costumo postar nada que não seja voltado a curiosidades, ou entretenimento...

... mas hoje pela manhã eu vi uma notícia que me deixou... hmmm... no mínimo estarrecido.

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius fez um discurso sobre a crise política que assolou seu governo envolvendo a CPI do DETRAN:

"Me caiu no colo um nenê japonês e, na minha volta, não havia nenhum japonês que valesse a pena. Então, não é meu, não é nosso esse filho que me caiu no colo. Mas quando um bebê é jogado no meu colo, não jogo no rio. Vamos achar o pai e a mãe. Esse bebê vai voltar para seu local de origem. Essas coisas requerem que a gente avalie o tamanho do inimigo."

Ainda lendo a continuação das notícias sobre a dna. Yeda, os deputados participantes da CPI, Fabiano Pereira, disse que pediria desculpas pela "expressão racista" de Crusius, e Stela Farias declarou:

"É lamentável e inaceitável a manifestação da governadora Yeda Crusius associando, jocosamente, o escândalo de corrupção no Detran a um "bebê japonês". A observação da chefe do Executivo é preconceituosa pois desrespeita o honrado povo japonês de centenária tradição de cordialidade e cooperação com o povo gaúcho.

O escândalo do Detran revela a mais assustadora faceta da governadora que coordena reiteradas ações de obstrução à CPI; ataques deliberados a instituições ilibadas como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal; ameaça de processo a parlamentares; e, agora, o preconceito. Primeiro contra a comunidade de Santa Maria e, agora, com o povo japonês.

Em nada se atenua a circunstância em que foram feitos esses comentários. É inadmissível sob qualquer hipótese associar, por discriminação, a etnia japonesa aos personagens dessa fraude.

A manifestação de Yeda Crusius de ontem é a síntese da postura de seu governo perante o escândalo do Detran, opinião pública e sociedade gaúcha: de desrespeito, escárnio e deboche."


Lamentável é pouco. Fico decepcionado com a política brasileira.

Nenhum comentário: