terça-feira, 15 de abril de 2008

Professor japonês inventa o 'risômetro', máquina de medir risada

"O professor japonês Yoji Kimura, expert em comunicações, inventou uma máquina que mede risadas. Criou até uma unidade de medida: o "aH".


O professor Yoji Kimura (em pé, ao fundo) faz uma demonstração do risômetro em Osaka
Sensores no abdômen captam a força do riso do voluntário.
Para ele, o poder do humor é capaz de acabar com as guerras.
(Foto: AFP/JIJI PRESS)

Segundo sua teoria, a risada humana é produzida em quatro estágios emocionais sucessivos: primeiro é solta, depois desvia-se da norma, aí vem a risada livre e, por fim, o transbordamento dela.

Para medir a risada, ele gruda sensores na pele do abdômen do voluntário, na altura do diafragma, e detecta os movimentos musculares. A máquina analisa 3 mil vezes por segundo elementos elétricos produzidos pelo corpo.

"Descobrimos que as crianças riem mais livremente, emitindo 10 aH por segundo, o dobro do emitido por um adulto", disse Kimura. "Os adultos têm a tendência de calcular quando é apropriado rir e, com essa restrição, se esquecem de como fazer." Ele afirma que seu aparelho é capaz de diferenciar se a risada é sincera, falsa ou cínica.

Kimura estuda comédias "stand-up" (em que os humoristas ficam sozinhos diante da platéia) e leciona na Kansai University, em Osaka. Ele acredita que estamos mudando de "um século de guerras para um século de humor e tolerância". A risada, para ele, é a arma que, em doses saudáveis, pode até acabar com as guerras."

Fonte: G1



Quem me conhece, sabe como eu odeio coisas clichês,
mas rir, com certeza é o melhor remédio.
Ria! Ria muito! Seja feliz!!!

E que os nossos sonhos sejam eternizados com os nossos sorrisos...


Nenhum comentário: