quarta-feira, 30 de abril de 2008

Exposição "transforma" personagens de Monteiro Lobato em mangá

"Misturar personagens da literatura infantil brasileira, como Narizinho, Emília e Dona Benta, com os traços característicos do típico desenho japonês: o mangá. Assim nasceu a exposição "Sítio do Pica-Pau Amarelo em Mangá - Homenagem a Monteiro Lobato e ao Centenário da Imigração Japonesa".



Idealizado por Fabio Shin, professor do Mangá Studio Japan Sunset (localizado na capital paulista), o projeto pode ser conferido na Biblioteca Municipal de Osasco (região metropolitana de São Paulo). "Começou com cinco desenhos e vai terminar com 20 trabalhos, 30 desenhos de alunos e mais de 60 caricaturas, além de uma mangateca com mais de 400 títulos", conta Shin.

Segundo ele, o objetivo é incentivar as crianças a se aproximarem dos personagens clássicos de Monteiro Lobato. "Hoje em dia, elas não têm tanto acesso à essa cultura, e os personagens são muito ricos em aspectos físicos e até em questão da personalidade. Só que o visual é um pouco ultrapassado pelo tempo que tem este trabalho. A gente fez essa releitura para tentar aproximar mais a garotada e reviver as histórias", explica o professor.

A mostra fica em cartaz até 18 de junho, dia em que se comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil. Durante o tempo da exposição, haverá algumas oficinas de mangá. A programação completa está no site de Shin.


Emília


Serviço


Quando: Até 18 de junho, de seg. a sex., das 9h às 19h, e sáb., das 9h às 16h30.
Onde: Biblioteca Municipal de Osasco (r. Marechal Rondon, 260, região central, Osasco, SP, tel.: 00/xx/11/2225-0681)
Quanto: Grátis"

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: