domingo, 3 de fevereiro de 2008

Setsubun

Na casa do sinhô, não existe Oni!!!
Cá estou eu, hoje é 3 de fevereiro, dia do Setsubun.
O Setsubun, na verdade é uma palavra designada para a passagem de uma estação do ano para outra, mas especificamente entre 3 ou 4 de fevereiro (dependendo do ano e do calendário lunar japonês), se comemora a chegada da primavera (risshun, em japa).




Neste dia, os japoneses jogam grãos de soja (irimame, estes da foto acima) ao redor de suas casas, templos, santuários e membros da família com máscara de diabo
(Oni, em japonês).

Isso se deve a uma crença de que o grão de soja afasta o azar e mau agouro, e atrai sorte e fortuna para o lar.
Toda a família deve comparecer na comemoração, principalmente o homem da casa que tem o signo chinês daquele ano (que no caso, 2008, é o ano do rato) porque acredita-se, que essa pessoa será mais sortuda nesse ano (YEAH! Esse é o meu ano então heheheh!)

Esse ritual de jogar grãos, é chmado de mamemaki.
Quando o grão é jogado, as pessoas gritam: "Oni wa sotto! Fuku wa uchi!" - demônios vão embora! Felicidade no lar!


Logo após jogarem, os japoneses costumam comer a quantidade de grãos correspondentes a sua idade, que é um ritual de longa vida.


Ainda há algumas variações do ritual do Setsubun. Na área de Tohoku, costuma-se pegar os grãos de soja na mão, segurá-los enquanto se faz as preces, e depois jogá-los. Em algumas regiões, hoje em dia, o grão de soja é substituído por amendoins. E na cidade de Aizuwakamatsu, em vez de gritarem "Oni wa sotto! Fuku wa uchi!, gritam "Oni no medama buttsubuse!" (Que os olhos do demônio se esmaguem!).

Na casa do sinhô, não existe satanás! Hahahahaha!

Nenhum comentário: