quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Hashi Nostálgico: Mothra

Iniciamos com este post a sessão nostalgia do Cultura do Hashi. Diferente do que normalmente encontramos por aí, achei que este primeiro pontapé deveria mostrar alguém que ficou jogada no canto escuro de nossa memória, mas que é conhecida por nossa geração e quem sabe pela de nossos pais. Apresento: Mothra (Mosura)

Posicionando Mothra
Mothra constitui uma das categorias de tokusatsu, termo utilizado para as séries live action japonesas. Tokusatsu parte de "tokushu kouka satsuei" que significa literalmente "filmes de efeitos especiais" e que mais tarde passou a definir bem as produções japonesas marcadas por nossos conhecidos heróis como Jaspion, National Kid, Changeman e Jiraya dentre outros. As categorias de tokusatsu são estipuladas de acordo com o tipo de herói que conduz a série. Mothra, por exemplo, contempla a divisão Kaijuu (Monstros Gigantes) que conta com Godzilla (Gojira, que renderá outra matéria do Hashi Nostálgico), Gamera e até a versão japonesa de King Kong. (fonte para Tokusatsu: tokubrasil) Ao contrário do que alguns imaginam, Mothra não foi criada junto de Godzilla. A primeira produção que envolvia a personagem data de 1961 com o filme entitulado apenas Mothra (Mosura) com autoria de Takehiko Fokunaga e direção de Ishirô Honda. Apenas em 1964 é que Godzilla e Mothra se encaram no filme Godzilla x Mothra. Daí pra frente a parceria entre esses dois adoráveis gerou muitos filmes e lutas com direito a raios, explosões e maquetes destruídas.


(trailer do filme de 1961 - Mothra)

(trailer do filme de 1964 - Godzilla vs Mothra)
Basicamente, minha lembrança guarda Mothra de 1992 (Godzilla vs Mothra) que passava bastante na tv brasileira. Lembro das gêmeas pequeninas, da música e da mariposa gigante voando sobre a cidade. Acho que eu também ficava bem triste no filme, mas é uma vaga lembrança. Será que sou só eu?

(trailer do filme de 1992 - Godzilla vs Mothra)

As duas pequeninas que eu lembrava e que achava que controlavam Mothra na verdade são shobijin, termo japonês para "belas pequeninas", ou Cosmos que denominava também a antiga raça subterrânea protegida por Mothra. As gêmeas apresentam poderes telepáticos e quando cantam supõe-se que estejam ligadas à Mothra. No filme de 1961, a mariposa (com características também de borboleta) vai até o Japão para buscá-las depois de terem sido levadas por um produtor inescrupoloso. A dupla "The Peanuts" (as gêmeas Emi Ito [Hideyo Ito] e Yumi Ito Yumi [Tsukiko Ito]). interpretou as Cosmos algumas vezes cantando lindamente conforme o vídeo:







Filmografia
Mothra ainda participou de vários filmes, seja ao lado ou contra Godzilla, que diga-se de passagem, foi o maios companheiro dela em toda sua carreira. Olha quantos filmes juntos!
  • Mothra (1961)
  • Mothra vc. Godzilla (1964)
  • Ghidrah, the Three-Headed Monster (1964)
  • Godzilla vs. the Sea Monster (1966)
  • Destroy All Monsters (1968)
  • Godzilla vs. Gigan (1972)
  • Godzilla vs. Mothra (1992)
  • Godzilla vs. SpaceGodzilla (1994)(also as "Fairy Mothra")
  • Rebirth of Mothra (1996)(also as "Mothra Leo")
  • Rebirth of Mothra II (1997)(as "Mothra Leo", "Rainbow Mothra", and "Aqua Mothra")
  • Rebirth of Mothra III (1998)(as "Rainbow Mothra", "Aqua Mothra", "Light Speed Mothra","Armor Mothra", and "Eternal Mothra")
  • Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All Out Attack (2001)
  • Godzilla: Tokyo SOS (2003)
  • Godzilla: Final Wars (2004)
(fonte para filmografia: Wikipédia)

E viva Mothra com seus raios, pó, forma de lagarta, casulo de amendoim e tanques de guerra de plástico incendiados. Adoramos Mothra mesmo assim.

Nenhum comentário: