sábado, 22 de dezembro de 2007

Dossiê: Anabuki

Este dossiê começou com um singelo, porém perturbador, emoticom de msn. Nele vi (pasma, por sinal) um animal com testículos gigantes diante de uma chapeuzinho vermelho japonesa, cena carinhosamente chamada de: "chuta meu saco". A partir desse emoticom comecei a pesquisar tudo o que era possível para descobrir de onde aquilo vinha, então eu encontrei:



Aí logo pensei: Caramba! A coisa é mais séria do que pensei! Bichos peitudos? Que diabos é isso??
Então, lá fui eu outra vez mergulhando fundo pra desvendar esse mistério... e pois bem. Aqui vão os resultados.

Desvendando bichos peitudos e...sacudos

Para começo de conversa o vídeo se trata do comercial da Anabuki Construction Inc., uma construtora japonesa.
É... uma construtora (por mais absurdo que possa parecer). Mas então, qual seria a ligação com os animais estupidamente peitudos?
Bom, para isso, seria preciso entender a musiquinha que trata basicamente do desejo de crescer e crescer. Durante o vídeo a chapeuzinho e os animais cantam e dançam a respeito do sonho de crescimento e expansão e aí é que surge o mais intrigante dos animais... um ser de testículos realmente avantajados mais conhecido por "tanuki".

Ok... o que é um tanuki?

Tanuki é uma espécie de cão típica do Japão e é personagem marcante do folclore japonês. Considerado mestre das transformações, o tanuki pode tomar a forma de qualquer coisa, seja viva ou inanimada para pregar peças nas pessoas. Normalmente o tanuki fica à espreita na beira das estradas para enganar viajantes.
Dizem que para enganá-los o tanuki utiliza seus testículos como tambores. Aliás, a figura do tanuki está associada aos seus testículos gigantes (as bolas douradas, sem zuera) que são símbolo de sorte (ui, que sorte é essa). Por vezes o tanuki também é representado com uma garrafa de saquê e uma provisória (que nunca será paga).

A ligação com o comercial também está relacionada à canção. Quando o tanuki aparece chacoalhando o que tem de maior, os animais cantam algo como: expandir mais e mais então creio que isso esteja ligado ao fato dos outros animais terem peitos...seria mais um tipo de expansão?
A chapeuzinho, se ninguém percebeu, é chamada de "Anabuki-chan" e imagino que cada animal venha acompanhado com as respectivas idades (que aparecem nas legendas), mas gostaria de ter mais certeza do que eles representam exatamente.

Encontrei ainda outro comercial:

(continua sendo bizarro)

Obviamente o engraçado da piada na propaganda não é muito absorvido por nós, mas valeu a tentativa. Continua sendo hilário do jeito que é.

Nenhum comentário: